Em 35% dos casais, a infertilidade é por causa exclusivamente feminina, em outros 35% dos casos, a causa é exclusivamente masculina. Em 20% dos casais existem fatores masculinos e femininos combinados e em 10% deles não há identificação dos fatores de infertilidade.
Portanto, fatores masculinos de infertilidade estão envolvidos em 55% dos casos!
Assim, é imprescindível que seja investigada a fertilidade masculina, usualmente por um espermograma. Este exame irá avaliar as condições seminais, como volume, cor e pH do sêmen, e características dos espermatozoides, como concentração, motilidade e morfologia.
Embora o espermograma não seja o único teste de fertilidade masculina, ele desempenha um papel fundamental na avaliação da saúde reprodutiva masculina e é considerado uma parte essencial da investigação da fertilidade.
Contudo, o espermograma não é um teste funcional. Existem outros exames complementares que podem ser realizados no sêmen para verificar a funcionalidade biológica dos espermatozoides.
Identificada alguma alteração, o ideal é investigar a causa, o que é fundamental para determinar o tratamento mais adequado. Dependendo da causa, as opções de tratamento podem incluir medicamentos, cirurgias ou procedimentos de reprodução assistida.
Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista.
Dra. Lícia Maria Alves de Souza – CRM: 9343/RN

Óvulos congelei e engravidei
Essa é uma dúvida muito comum sobre um processo real e possível, conhecido como preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos.