O planejamento reprodutivo é fundamental para a saúde reprodutiva. A oportunidade de planejar sua saúde reprodutiva permite que você tome decisões informadas sobre se e quando deseja ter filhos, proporcionando controle sobre sua vida reprodutiva.
Um planejamento reprodutivo abrangente pode incluir exames de saúde e aconselhamento sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e cuidados pré-natais, promovendo assim a saúde geral.
A disponibilização de métodos contraceptivos eficazes e acessíveis desempenha um papel fundamental na prevenção de gestações não planejadas e na redução do aborto.
Este é o momento de ter consciência da fertilidade, especialmente para quem ainda não tem certeza se deseja ter filhos. Isso inclui a compreensão do ciclo menstrual, dos fatores que afetam a fertilidade e das opções de preservação da fertilidade, como o congelamento dos óvulos.
O congelamento de óvulos pode ser libertador por dar tranquilidade à mulher que deseja realizar outros sonhos antes da maternidade.
O planejamento reprodutivo é uma ferramenta poderosa para promover a saúde, o bem-estar e a autonomia feminina!
Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista.
Dra. Lícia Maria Alves de Souza – CRM: 9343/RN

Investigando errado
A infertilidade conjugal é uma questão de fatores femininos e masculinos atuando de forma conjunta.