Mossoró - Rio Grande do Norte

Preciso retirar o DIU para fazer o congelamento?

O congelamento de óvulos tornou-se uma excelente opção para as mulheres que querem adiar a maternidade por diferentes motivos, como questões profissionais, pessoais ou porque ainda não encontraram o parceiro ideal.

E uma das dúvidas mais recorrentes das mulheres que procuram por esse tratamento é a questão de ter que interromper o uso de métodos contraceptivos. A resposta para essa pergunta depende do método usado e do histórico clínico de cada mulher.

Geralmente, o uso das pílulas anticoncepcionais precisa ser interrompido por um tempo antes da coleta, para que os ovários possam produzir o maior número de óvulos possível.

Contudo, em relação ao dispositivo intrauterino (DIU), não é necessário a sua retirada.

O DIU é inserido dentro do útero da mulher para impedir a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Durante a coleta, os óvulos são aspirados de dentro do ovário, portanto a presença do DIU no útero não interfere nesse processo.

O DIU hormonal, liberador de progesterona, também não prejudica o amadurecimento dos óvulos, porque o hormônio liberado não interfere na estimulação e desenvolvimento dos folículos ovarianos. Cabe ressaltar que durante o uso do DIU hormonal, o número de óvulos coletados pode ser um pouco menor, contudo, cada caso deve ser avaliado individualmente para se considerar a retirada do dispositivo.

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista.

Dra. Lícia Maria Alves de Souza – CRM: 9343/RN

Compartilhe:

Últimas Notícias