Na fertilização natural, a concepção ocorre dentro do corpo da mulher após a relação sexual, quando um espermatozoide fertiliza um óvulo dentro das tubas uterinas.
Na FIV, o óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, sob supervisão de um embriologista no laboratório. Os óvulos são coletados da mulher após estimulação ovariana com hormônios, e os espermatozoides são colhidos do parceiro ou de um doador.
Enquanto que na fertilização natural não é possível saber a qualidade do óvulo e do espermatozoide, na FIV é realizada a seleção dos melhores gametas para produzir um embrião de qualidade, o que pode reduzir as chances de uma perda gestacional.
Na fertilização natural, muitos embriões podem ser perdidos devido à falta de qualidade ou inabilidade de recepção pelo endométrio. Na FIV isso também ocorre, mas é possível quantificar essa perda para buscar alternativas de melhoria.
As taxas de sucesso da FIV variam, mas podem ser mais altas em comparação com a fertilização natural em alguns casos de infertilidade.
Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista.
Dra. Lícia Maria Alves de Souza – CRM: 9343/RN

Investigando errado
A infertilidade conjugal é uma questão de fatores femininos e masculinos atuando de forma conjunta.